sexta-feira, 12 de outubro de 2012
Teoria da Eqüidade de Relacionamentos
O significado do dicionário de "equidade" a palavra é a qualidade de ser justo e imparcial. Isto é o que nós como seres humanos se esforçam para alcançar nas nossas relações, quer consciente ou inconscientemente. A noção de restabelecer o equilíbrio da relação é o que impulsiona a maioria de nós, como todos se esforçam para a harmonia. Teoria da equidade das relações propõe que os parceiros em um relacionamento que sentem que eles estão colocando em mais esforços para mantê-lo vai se sentir angústia emocional e raiva. A teoria também propõe que os parceiros que sentem que eles estão recebendo mais do que a sua quota de recompensas em um relacionamento também vai experimentar sofrimento emocional, sob a forma de culpa. Em ambos os casos, o parceiro afetado vai tentar restaurar o equilíbrio, fazendo algumas mudanças comportamentais que eles percebem ser a coisa certa a fazer.
Teoria da Eqüidade e relacionamentos íntimos
A teoria baseia-se na crença de que as pessoas valorizam um tratamento justo e as pessoas têm suas próprias percepções de justiça. Em um relacionamento íntimo, se uma pessoa em colocar no tempo e esforço que a pessoa vai esperar uma saída certa para este esforço e, quando isso não acontecer a pessoa irá sentir angústia. Ela pode levar à raiva e comportamento controlador nos relacionamentos. Isto pode ser melhor explicado com um exemplo:
Sarah e Ian estão em um relacionamento por um ano, ela está estudando, enquanto Ian trabalha em um escritório contas para viver. Sarah leva o esforço para ir ao encontro de Ian em seu escritório durante os intervalos do almoço e, às vezes depois de seu escritório fica mais. Tudo vai bem até Ian pede a ela para não vir ao seu gabinete porque ele estende suas pausas e de trabalho estão se acumulando. Sarah agora se sente angústia emocional e raiva, porque ela sente que está a colocar nos esforços tanto para fazer a relação trabalho e não está recebendo o seu resultado esperado que é passar o tempo com Ian.
Esta teoria do amor e relacionamento também explica como parceiros em um relacionamento íntimo reagir depois que sentir que eles estão recebendo recompensas além de seus esforços. Esses parceiros que sentem que estão sendo recompensados mais também vai experimentar sofrimento emocional, sob a forma de culpa. Esses parceiros também terão uma percepção de justiça e vai fazer algumas alterações para restaurar o equilíbrio do relacionamento. Tomemos o exemplo anterior para entender isso:
Ian, que está trabalhando na empresa de contabilidade está sobrecarregado com o trabalho e isso o leva a negligenciar necessidades de Sarah para a intimidade. Torna-se especialmente difícil para ele quando ele vê que ela está fazendo todos os esforços. Isso faz com que ele sofrimento emocional e sentimento de culpa, porque ele sente que está decepcionando ou não atender suas expectativas. Ele, então, tentar compensar fazendo presentes Sarah ou por gestos de afeto exorbitantes como comprar-lhe um coelho de estimação.
A teoria da equidade das relações propõe que os parceiros que se sentem negligenciados ou recompensado fará esforços para manter o equilíbrio no relacionamento. Patrimônio é calculado através da avaliação da contribuição de cada parceiro para a relação e os benefícios recebidos dentro da relação, disse. A teoria também afirma que os parceiros não têm de contribuir de forma igual ou receber benefícios iguais, desde que a relação entre as contribuições e benefícios é semelhante. Por exemplo, se um parceiro está a contribuir financeira para a relação ea outra está a contribuir tempo as entradas serão considerados iguais. Os benefícios nesta situação também será considerada igual quando um parceiro recebe amor ea outra garantia financeira. Esta teoria do amor e do relacionamento é uma das melhores maneiras de entender como fazer um trabalho de relacionamento.
A teoria da equidade das relações propõe que as percepções individuais de insumos e os resultados percebidos é o que mantém relações indo. As entradas, bem como os resultados e sua distribuição justa é o que constitui a base de um bom relacionamento e se ele está ausente, em seguida, parceiros fará mudanças comportamentais para restaurar a harmonia. A teoria aplica-se a diferentes tipos de relacionamentos, como entre pai e filho, entre amantes, entre colegas de escritório, empregados e organização, etc Aqui está uma tabela que descreve algumas das entradas e os resultados esperados que as pessoas esperam em um relacionamento.
Entrada
Saída
Adaptabilidade
Reconhecimento
Esforço
Louvor
Lealdade
Compromisso
Trabalho duro
Apreciação
Flexibilidade
Cuidados
Tolerância
Entendimento
Amar
Segurança
Apoiar
Gratidão
Teoria da equidade das relações apontou alguns padrões de comportamento de parceiros para resolver problemas de relacionamento. As pessoas vão tentar restaurar o equilíbrio se eles sentem que estão sendo tratados injustamente e que irá procurar maximizar os seus resultados. A percepção de insumos e os resultados são individualistas e, portanto, são difíceis de quantificar. Esta teoria aponta, basicamente, que o mais forte desejo é restaurar o equilíbrio e manter a justiça em um relacionamento.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário